A cervejaria carioca Hocus Pocus está apostando em uma Stout Week para promover cervejas stout experimentais em seus bares próprios, aproveitando o início de temperaturas mais frias no período pré-inverno.
A Stout Week da Hocus Pocus é uma espécie de ressignificação do Stout Day, data cervejeira que casa uma celebração de cervejas stout num período de chegada do inverno no hemisfério norte.
Promover o valor de cervejas durante o clima mais frio ainda é um desafio para microcervejarias brasileiras, onde a bebida é naturalmente vinculada a uma cultura de consumo no calor.
A Stout Week da Hocus Pocus tenta vencer esse obstáculo buscando conversar com um público que já valoriza stouts e experimentação na criação de novas cervejas de produção limitadas.
Leia mais:
Brasil ultrapassa a marca de 1.800 cervejarias registradas em 2023
Anchor Brewing: 1ª cervejaria artesanal dos EUA é comprada e retornará ao mercado
Somado a isso, a cervejaria marcou o evento com o retorno de uma de suas cervejas sazonais, algo em que a Hocus Pocus costuma investir numa espécie de celebração periódica junto a seus fãs, o que ajuda a amplificar a repercussão dentro do seu público.
A sazonal da vez é Stoned Ape Theory: uma Imperial Pastry Stout com nibs de cacau, banana e baunilha, estilo que ganhou fama por emular uma sobremesa líquida.
Além desta, as experimentais do Stout Week Hocus Pocus são Prestígio, Capuccino e Mousse de maracujá, cervejas auto-explicativas em relação a sabores buscados nas suas receitas, e inclui também a Time Travel Experiment, uma Imperial Stout envelhecida em barris de Bourbon por mais de um ano.
Periodicamente a cervejaria tem investido em eventos temáticos em seus bares o que auxilia na ativação da marca criando ganchos para exposição de seu nome na mídia e despertando curiosidade do público.
Uma das últimas investidas neste sentido havia sido a Terp Sessions, onde promoveram experimentos em cervejas com adição de terpenos no chamado “dia da maconha”.
A Hocus Pocus está promovendo a Stout Week em seu bar original no Rio de Janeiro, o Hocus Pocus DNA, e também no seu bar em São Paulo inaugurado em 2022 num investimento para ampliar presença na capital paulista.
A cervejaria possui fábrica inaugurada 2019 numa cidade no interior do Rio de Janeiro e participa de programa de parceria com ZX Ventures, braço de inovação da Ambev.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.