A cervejaria artesanal Lohn Bier, de Santa Catarina, ampliou suas vendas em 43% no início de 2023 ao se comparar com o mesmo período do ano anterior
O crescimento da Lohn tem se dado graças ao investimento bem sucedido numa diversificação de canais de vendas, que seguiu um investimento na ampliação da capacidade de produção da fábrica da Lohn.
Inaugurada em 2014, na cidade de Lauro Muller, a Lohn nasceu com capacidade inicial de 16 mil litros por mês. Após uma jornada de reconhecimento bastante calcada em premiações, a expansão de capacidade da Lohn chegou a 450 mil litros mensais em 2021, conforme publicado na Catalisi.
Capitalizando sobre a estrutura ampliada a Lohn investiu no crescimento de suas vendas através de parcerias e busca de ocasiões de consumo que colaborassem nessa construção de volume comercial
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Além de investir em canais usuais como bares e restaurantes e da presença de suas cervejas em supermercados. O crescimento da marca contou com aproximação com clubes de futebol catarinenses Criciúma e Marcílio Dias que ganharam rótulos próprios que passaram a ser distribuídos dentro de seus estádios.
Adicionalmente, a Lohn ampliou sua presença em festas regionais e além de abrir mercado com novos distribuidores e a ampliação do relacionamento com os canais de autosserviço.
Uma parceria fundamental para o salto em vendas da Lohn é a produção terceirizada da marca Layback, criada ao redor do universo do skate e possui mais de dez bares espalhados pelo país. Só a Layback faturou R$ 60 milhões em 2022 através de seu negócio.
Uma inovação do portfólio que surpreendeu até previsões mais otimistas foi o Chope em garrafas Pet, fáceis de consumir e uma tendência que ganhou espaço no pós pandemia, o consumo desses produtos tende a crescer bastante na Lohn, finalizado o período de testes.
Para Richard Westphal Brighenti, sócio e cervejeiro “Lançamos duas opções em garrafas Pet em 2023, tradicional Pilsen e a popular IPA. Analisamos que o consumidor de cervejas tem tido uma procura crescente por produtos mais frescos e não pasteurizados, é uma tendência.”
Focada no consumidor, a cervejaria tem colhido bons resultados nesta iniciativa. Implantou uma cadeia refrigerada que fará o abastecimento das lojas em todo o estado de Santa Catarina semanalmente, uma vez que o produto chope, por não ser pasteurizado, não pode sofrer oscilações de temperatura.
“Além de um belo produto, a execução logística e comercial tem sido um diferencial em nossos produtos não pasteurizados, que incluem também os chopes em barris de inox” salientou Eduardo Felisbino, sócio e Diretor Comercial da Lohn.
A Lohn Bier teve uma parceria iniciada com a ZX Ventures, braço de inovação da Ambev, no ano de 2020, passando a integrar o chamado time de cervejarias aceleradas pela gigante.
Desde então um dos frutos comerciais deste trabalho foi a participação da Lohn em cervejas que contam com lúpulos catarinenses do projeto de lúpulos brasileiros desenvolvido pela Ambev em Santa Catarina
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.