guiness sem alcool

Foto: Divulgação Guinness

A Guinness, uma marca do grupo Diageo, lança a Guinness 0.0 no Reino Unido e Irlanda com meta para outros países em 2021

A Guinness, cervejaria irlandesa de propriedade da multinacional Diageo, está lançando uma versão mais sóbria de sua tradicional Irish Stout e apresentou na semana passada a Guinnes 0.0, a primeira cerveja sem álcool de sua fábrica na Irlanda dentro de seus 261 anos de existência.

A versão não alcoólica da Guinness “possui o mesmo gosto suave, sabor perfeitamente equilibrado e cor escura única de Guinness, sem o álcool” de acordo com publicação da própria cervejaria.

Para produzir a Guinness 0.0 o processo de produção utiliza as mesmas etapas do produto original com a adição de um processo de filtração a frio que remove o álcool sem trazer um stress térmico a bebida, o que a protege de danos a suas características sensoriais, sendo complementada por um acerto fino de seus cervejeiros para garantir o perfil de sabor característico da Guinness.

A Guinness 0.0 é resultado de um projeto de quatro anos desenvolvido pelas equipes técnicas e de inovação da empresa de forma a manter as características do produto original e retirar apenas o álcool.


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A expectativa da Guinnes é que o produto atraia pessoas que não consomem álcool, bem como aqueles que buscam uma redução de calorias na sua dieta. A cerveja conterá apenas 16 calorias por 100ml ou 70 calorias por lata – em comparação com a variedade alcoólica tradicional, que contém 177 calorias.

A Guinness espera que sua opção de álcool zero atraia os que não bebem e os que se preocupam com as calorias. Ele conterá apenas 16 calorias por 100ml ou 70 calorias por lata – em comparação com a variedade alcoólica tradicional, que contém 177 calorias.

“Este é um dia excepcional para a Guinness, pois finalmente revelamos a Guinness 0.0. O lançamento da Guinness 0.0 destaca nosso compromisso de longa data com a inovação, experimentação e bravura na fabricação de cerveja, aproveitando o poder de nossos cervejeiros e nossos ingredientes, para criar uma cerveja sem álcool que é 100% Guinness, mas 0% de álcool. Sabemos que as pessoas querem poder desfrutar de um Guinness quando optam por não beber álcool sem comprometer o sabor, e com a Guinness 0.0 acreditamos que eles serão capazes de fazer exatamente isso” declarou Gráinne Wafer, diretora global da marca Guinness.

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Guinness apresenta 'Guinness 0.0', a Guinness com tudo, exceto álcool
Guinness 0.0 saindo da histórica fábrica de St. James’s Gate na Irlanda

O movimento da Diageo segue uma tendência crescente nos últimos anos de iniciar a oferta de versões sem álcool de bebidas conforme novas gerações estão diminuindo ou cortando inteiramente o consumo de álcool de suas rotinas de vida.

Este fenômeno tem sido crescente principalmente na Europa e algumas marcas de cerveja têm buscado se inserir dentro de ocasiões de consumo onde o álcool não esteja presente com exemplos vindos de Leffe, Carlsberg, Brooklyn Brewery, Brewdog e até mesmo de uma cervejaria mais focada em nicho de mercado como a Mikkeller.

A Guiness 0.0 usa a cor azul – que já se tornou sinônimo de produtos sem álcool – em suas embalagens e é produzida na fábrica de Saint James’s Gate em Dublin, na Irlanda O produto foi lançado inicialmente para o mercado irlandês e para Grã-Bretanha, mais mercados no mundo receberão o produto até 2021.

Os movimentos da cerveja sem álcool no Brasil

Enquanto mais uma das grandes cervejarias internacionais se movimenta para procurar espaço no mercado de cerveja sem álcool, no Brasil a tendência tem sido de avanço de algumas peças no cenário nacional que vive ainda um momento bastante inicial se comparado a realidade norte-americana e principalmente a europeia.

A velocidade que este mercado ganhará no país ainda depende de uma análise da adoção da cerveja sem álcool dentro dos segmentos de maior valor agregado no país, algo muito recente ainda para o público brasileiro.

A maior aposta neste sentido foi feita pela Heineken que trouxe para o Brasil a Heineken 0.0 no meio deste ano e de acordo com seu presidente em entrevista para Exame o produto teve suas metas iniciais de venda batidas em 15 dias.

Mais recentemente a Ambev através da cerveja Wals Session Free iniciou um movimento visando ampliar o reconhecimento do produto que é a primeira Session IPA lançada no Brasil, parecendo se posicionar para um aumento do interesse dos consumidores por mais opções de cerveja sem álcool.

No ano passado cervejarias artesanais brasileiras também iniciaram sua rota de investimento na categoria com destaque para a cervejaria Dádiva que lançou uma Golden Ale e a cervejaria Leuven que lançou uma fruit American Wheat, ambas buscando iniciar um apelo relativo a cerveja sem álcool combinado ao crescente interesse do público por cerveja artesanal no país.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.