A gigante Ambev está iniciando um programa de treinamento e mentoria de cervejarias artesanais através de inscrições gratuitas para participação na seleção do projeto.
O movimento expande uma atuação que a multinacional já realizava pontualmente através de contato direto com algumas microcervejarias de diferentes locais do país. A atual edição do programa será um piloto do projeto e será realizada na Bahia com apoio do Sebrae.
O programa batizado com o nome Aprimore guarda alguma semelhança com projeto Pitch Slam realizado pela AB InBev, representante do grupo da Ambev no mercado dos EUA, em parceria com a plataforma de mídia de mercado da cerveja Brewbound.
O Aprimore faz parte do Bora, programa de inclusão produtiva da Ambev que prevê impactar 5 milhões de pessoas nos próximos dez anos. Focado nos principais desafios gerenciais enfrentados pelos negócios cervejeiros, uma jornada de aprendizagem foi preparada e será disponibilizada na plataforma da Academia da Cerveja, braço de difusão de conhecimento da gigante.
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Os participantes terão acesso a conteúdo e treinamento, com workshops presenciais, numa imersão nos assuntos técnicos e relevantes para o negócio; mentoria e consultoria, visando melhoria de produtividade, gestão e plano de negócios; e conexão com mercado, além de exposição comercial em evento e rodada de negócios e uma visita de benchmark à cervejaria Colorado. E, para as mais engajadas, suporte para inscrição e envio de amostras em competições de cervejas nacionais e internacionais.
Neste piloto, podem se inscrever cervejarias artesanais de todo estado da Bahia devidamente registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com CNPJ e contrato social.
As inscrições vão até 30/1 e podem ser feitas através do site da Academia da Cerveja, onde também constam todos os detalhes do programa (link de inscrições). O processo de seleção envolve uma rodada de pitch de negócios com 10 microcervejarias, sendo 5 selecionadas. Os vencedores começam a aceleração em fevereiro.
A Ambev nos últimos anos tem investido na construção de um ecossistema bastante complexo de inovação que toca nos mais diversos pontos de seu negócio.
Um deles é o mercado de cervejas artesanais que, apesar de um nicho para escala de mercado no Brasil, cresce de maneira consistente além de possuir uma dinâmica muito específica.
Para isso estabelecer contato com os participantes deste mercado de forma mais aprofundada é importante para formar um senso crítico de como esse mercado evolui ao longo do tempo no país.
Ao longo dos últimos anos a Ambev iniciou um programa de parcerias de forma pontual chamado de Aceleração de Microcervejarias, com algumas cervejarias artesanais onde parece promover um ambiente de trocas onde oferece conhecimento e experiência e também consegue de alguma forma acompanhar a evolução deste mercado
As cervejarias que participam deste projeto como aceleradas até o momento foram a paulista Pratinha, a catarinense Lohn e também a fluminense Hocus Pocus.
Estar atualizada em relação ao mercado de artesanais no Brasil é importante para Ambev para guiar tanto seu próprio direcionamento na gestão de suas microcervejarias próprias como potenciais futuras aquisições numa possível expansão de portfólio conforme esse segmento evolui.
Com o Aprimore essa nova etapa de relação com o mercado de artesanais pode alcançar um formato mais estruturado e perene o que amplia sua capacidade e permite uma gestão ao longo do tempo com histórico mais consolidado.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.