Fizemos 2 anos e você pode viajar no nosso conteúdo

O portal Catalisi está chegando a dois anos de existência e queremos celebrar com com vocês navegando por nossos temas e histórias desse período

Se você chegou até esse texto queremos agradecer por estar entre os milhares de visitantes que tem prestigiado o portal da Catalisi nos últimos dois anos com sua leitura e compartilhamento de nosso conteúdo.

Nós focamos e mostrar e analisar a evolução do mercado de cervejas no Brasil e também no mundo, um dos mercados de bebidas mais dinâmicos da atualidade através de monitoramento e análise de todas as variáveis que circundam esse universo.

Celebrar esses dois anos é uma grande oportunidade de observar muito do que já foi publicado e movimentos que tem ocorrido para desenhar um painel interessante do que tem sido a trajetória da Catalisi.

Dessa forma desenhados 5 grandes temas relacionados ao mercado de cerveja e relacionamos estes com diversas publicações que ilustram cada um deles


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1 – O futuro do mercado de cerveja será cada vez mais online

O ano de 2020 está sendo um momento da quebra de diversos paradigmas e o mercado de cervejas está sendo impacto diretamente por isso.

Um dos grandes temas deste ano relacionados a isso é a ascensão acelerada do mercado de vendas online da bebida que nos próximos anos só tende a ganhar mais complexidade que envolvem tecnologia e criatividade de abordagem com o consumidor.

Pequenas lojas online de venda de cervejas artesanais registram forte crescimento no Brasil com a decretação de quarentenas pelo país, conforme você pode ler aqui.

Microcervejarias como a pernambucana Ekäut criaram estratégias dedicadas para acelerar suas vendas por canais digitais como publicamos este ano.

E certamente a história relacionada a este tema que chamou mais atenção pela sua aceleração meteórica foi o crescimento do sistema de Zé Delivery da multinacional Ambev, que se tornou um dos principais canais de venda da cervejaria. A maturidade do aplicativo e as oportunidades do momento foram tais que a empresa decidiu expandi-lo por todo o Brasil em 2020.

2 – O crescimento da cerveja artesanal por todo o mundo

Uma das maiores mudanças no mercado de cerveja dos últimos 30 anos é a ascensão por todo o mundo do segmento das chamadas cervejas artesanais.

A dinâmica que têm levado a esta ascensão já foi abordada na Catalisi por diversas principalmente mostrando o papel marcante do crescimento do mercado norte-americano que serviu de um grande modelo para o mundo.

Esse tema foi abordado na resenha sobre o livro “A Revolução da Cerveja Artesanal” escrito pelo fundador da nova-iorquina Brooklyn Brewery que narra a saga da evolução do mercado de cervejas artesanais nos EUA.

Uma visão lúdica das fases de evolução da cerveja artesanal nos EUA foi também abordada na publicação “Uma história ilustrada do mercado de Cerveja Artesanal” nos EUA” traduzido de um artigo First We Feast.

3 – A cerveja artesanal e o desafio de sua popularização no Brasil

A cerveja artesanal no Brasil possui um desafio de crescimento num país marcado por dificuldades econômicas e grandes diferenças regionas.

Um dos elementos necessários na direção de conectar uma maior parte do público com uma abordagem diferenciada em relação a uma bebida a primeira vista conhecida pela população, mas com oportunidades sensoriais ainda fora do contato da maioria das pessoas.

Um dos pontos a serem enfrentados e aumentar a sensação de pertencimento do público em relação a estes produtos.

Um grande exemplo de direção interessante neste sentido foi dado pela Graja Beer, cervejaria cigana da periferia de São Paulo que tem avançado em promover um diálogo entre um produto uma região pouco conectada a este segmento de mercado que publicamos aqui.

4 – A transformação no mercado de Brewpubs

Os chamados brewpubs são um dos grandes responsáveis pelo crescimento do número de cervejarias nos Estados Unidos.

A dinâmica de produção e serviço diretamente no mesmo local é algo que passou a viabilizar uma série de negócios onde demos algumas explicações sobre os fundamentos desse tipo de modelo de acordo com a visão da associação norte-americana de cervejarias artesanais.

Recentemente brewpubs foram fortemente afetados pela necessidade de isolamento social, o que tem marcado fortemente a busca por embalagens para se chegar ao consumidor através do online.

5 – O crescimento do mercado de cervejas premium no Brasil

A dinâmica do crescimento segmento de cervejas premium no Brasil é o principal fio condutor do mercado de cerveja no Brasil atualmente

Os movimentos de oferta e demanda que tem impulsionado as cervejas premium no mercado brasileiro foi alvo de uma publicação da Catalisi que você pode ler aqui.

Este segmento tem sido alvo de investimento nos últimos anos de todas as grandes cervejarias brasileiras dado o aumento contínuo do interesse do público por esta categoria de produtos.

Pequenas cervejarias artesanais recebem dessa faixa do mercado uma possibilidade de ponte de ligação com a grande indústria frente ao público consumidor, devido tanto uma maior proximidade sensorial quanto níveis de preço mais elevados presentes nesta categoria

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.