As 10 mais lidas de 2020 na Catalisi

Publicidade
Produtos além da cerveja e desafios do mercado em 2020 dominam a lista das publicações mais lidas na Catalisi no ano

O ano de 2020 marcou um momento de muitos desafios para o mercado de cerveja que foi acompanhado de perto pelo trabalho da Catalisi.

Nossa lista das publicações do ano mais lidas por nossos visitantes revelam o que norteou o interesse do público ao buscar entender o mercado de cerveja.

Continua após a Publicidade

De maneira interessante, num movimento que acompanha uma tendência mundial muitas das publicações mais acessadas na Catalisi em 2020 são sobre Hard Seltzer bebida que tem apresentado uma dinâmica com uma interface bastante grande com o mercado de cerveja e começou a chegar ao Brasil.

Outra temática de destaque foram desafios relacionados aos efeitos da pandemia sobre o mercado cervejeiro que afetou de insumos agrícolas a materiais para embalagens, além também de acelerar a adoção do comércio online para vendas da bebida.


Leia mais:

Infográfico: As Maiores Cervejarias do mundo de 2019


Livro explica como cada etapa de como montar uma cervejaria


Confira a lista abaixo para conhecer em detalhes quais foram as publicações mais lidas de 2020 na Catalisi:

10 – Dado Bier investirá R$ 105 milhões em nova fábrica no RS

A Dado Bier, que foi uma das empresas pioneiras na microprodução de cerveja no Brasil, anunciou no início do ano um passo adiante em sua trajetória com a construção de uma nova fábrica no estado do Rio Grande do Sul.

A publicação da Catalisi sobre o tema alcançou a décima posição entre as mais lidas do ano

9 – Canais de distribuição do mercado de cerveja estão sendo reconfigurados

O efeito da pandemia sobre a comercialização de cerveja começaram a ficar cada vez mais evidentes no primeiro semestre e uma combinação de precaução do consumidor junto a medidas sanitárias tomadas pelo poder público alteraram drasticamente os canais que cervejarias passaram a utilizar ou concentraram maiores esforços com a mudança de mercado.

A Catalisi analisou este cenário que foi a nona publicação mais lida de 2020 pelos seus visitantes.

8 – Ambev aproveita o momento para espalhar Zé Delivery pelo Brasil

O sucesso de utilização do aplicativo Zé Delivery da Ambev fez com que a plataforma de venda online ganhasse investimento da empresa para se espalhar pelo país, atigindo todo os estados brasileiros.

A publicação da Catalisi sobre o tema foi a oitava mais lida de 2020 no nosso portal

7 – Zé Delivery vendeu mais em março e abril do que em 2019 inteiro

A ascensão do comércio online de cerveja foi um tema muito importante em 2020 e certamente o dado mais icônico no mercado brasileiro em relação a isso foi o crescimento meteórico das vendas da plataforma Zé Delivery da Ambev.

Os números alcançados pelo Zé Delivery já no início da quarentena refletem um investimento de anos da companhia que encontrou em 2020 seu momento perfeito de utilização e expansão e marcou a sétima publicação mais lida na Catalisi no ano.

6 – Cervejarias artesanais sofrem com a falta de insumos no Brasil

Um dos efeitos da pandemia sobre o mercado de cerveja foi a desorganização intensa da cadeia de produção onde o tempos e níveis de oferta e demanda entre os atores do mercado ficaram desbalanceados.

Pequenas cervejarias foram as mais afetadas neste cenário e a falta de diversos insumos e aumento do preço dos mesmos foi alvo da sexta publicação mais lida da Catalisi em 2020.

5 – Three Monkeys é a primeira artesanal brasileira a investir em Hard Seltzer

A cervejaria carioca Three Monkeys foi a primeira do Brasil a ampliar seu portfólio para a produção de Hard Seltzer, bebida que virou um fenômeno nos EUA e passou a receber investimentos em diferentes regiões do mundo em 2020.

O investimento da cervejaria do Rio de Janeiro na nova bebida foi a quinta publicação mais lida na Catalisi em 2020.

4 – Cervejarias artesanais brasileiras se unem para criar painel colecionável

A ação colaborativa entre pequenas cervejarias artesanais sempre são uma ferramenta para explorar o mercado de forma mais potente e o interesse do público no projeto “Onde está O Gole?” demonstrou mais uma vez isso.

A publicação sobre o painel colecionável criado a partir de rótulos de cervejarias de diferentes locais do Brasil foi a quarta publicação mais lida do ano.

3 – Fenômeno do Hard Seltzer começa a despontar fora dos EUA

Hard Seltzer foi tema de interesse crescente no Brasil e o início da dispersão do interesse pela bebida fora dos Estado Unidos, país onde se criou o conceito do produto, foi alvo de publicação da Catalisi no início do ano. Algo que ganhou ainda mais relevância com os movimentos nos meses subsequentes. Leia ela aqui.

2 – Mercado terá excesso de lúpulo pela primeira vez em sete anos

Os efeitos de ruptura da cadeia devido a pandemia sobre o mercado de cerveja atingiu os produtores mundiais de lúpulo, o que acarretou em um não usual excesso de oferta da matéria-prima e foi o tema da segunda publicação mais lida de 2020 na Catalisi. Confira ela aqui.

1 – Topo Chico: Coca Cola escolhe o Brasil para o lançamento de sua marca de Hard Seltzer

topo chico

A publicação mais lida de 2020 na Catalisi foi sobre o lançamento da marca de Hard Seltzer Topo Chico, de propriedade da Coca Cola.
O Brasil foi o primeiro país a receber o produto que será inicialmente explorado em países latino-americanos e gradativamente ganhará investimentos para alcançar nível mundial.
O lançamento de Topo Chico marca investimento da multinacional no mercado de bebidas alcóolicas, algo extremamente incomum para a Coca Cola e faz parte de suas apostas para um reposicionamento global de seu portfólio.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.